Prémio de Ensaio da SPF - edições anteriores

 

PRÉMIO DE ENSAIO FILOSÓFICO SPF
 

Imagem

 

 

Edições Anteriores.

 

 

12ª EDIÇÃO - 2019

ANÚNCIO

 

  1. A Sociedade Portuguesa de Filosofia (SPF) anuncia a 12ª edição do Prémio de Ensaio Filosófico SPF – 2019, uma iniciativa que conta com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Revista Portuguesa de Filosofia, e à qual outras instituições poderão associar-se, ao abrigo de protocolos especialmente celebrados para o efeito

  2. O “prémio 2019” será atribuído a um ensaio filosófico original publicado em português e em Portugal em 2018 ou 2019, apresentado a concurso e que cumpra as condições mencionadas no Regulamento do Prémio de Ensaio da SPF, art. 4º e 5º, sintetizados no número seguinte.               

  3. Os ensaios filosóficos apresentados a concurso devem obedecer ao disposto nos artigos 4º e 5º do Regulamento, nomeadamente, serem: a) ensaios publicados em primeira edição nos anos a que se refere o concurso (isto é, livros* com ISBN e depósito legal dos anos de 2018 e 2019); b) ensaios originais publicados em língua portuguesa e em Portugal (excluem-se traduções de ensaios antes publicados em outras línguas); c) ensaios filosóficos e não história da filosofia; d) apresentados a concurso pelos próprios autores, por editores, ou por instituições (unidades de investigação, departamentos, associações, etc.). Reedições de ensaios antes publicados, ou ensaios póstumos não são elegíveis.                                                     

  4. O júri do Prémio é constituído por:

  • José Meirinhos (Universidade do Porto) – Presidente
  • António Lopes (Centro de Filosofia - Lancog, Universidade de Lisboa) – Secretário
  • Aires Almeida (Centro de Filosofia, Universidade de Lisboa)
  • João Constâncio (Universidade Nova de Lisboa)
  • Magda Costa Carvalho (Universidade do Açores)

Dependendo do número de ensaios apresentados a concurso, o júri poderá cooptar mais membros, através de Adenda ao Edital publicada na página web do Concurso.

  1. Prazos:

    1. O período de envio de candidaturas encerra às 23h59m (TMG) de 22 de junho de 2020.
    2. A avaliação das candidaturas e a publicitação do resultado decorrem até 31 de julho de 2020.
    3. O prémio será entregue em sessão pública, em data a indicar.

      6. O prémio é constituído por um valor pecuniário (3.000€) atribuído ao(s) autor(es) do ensaio vencedor, ao abrigo do patrocínio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

      7. O Regulamento integral do Prémio está disponível na página em linha da Sociedade Portuguesa de Filosofia: http://spfil.pt/files/files/regulamento_premio_ensaio_spf_2019.pdf                                                                         

     8. Os casos omissos no Regulamento e neste Edital serão resolvidos pela direção da SPF.

      Lisboa, 27 de maio de 2020
      José Meirinhos
      Presidente da Sociedade Portuguesa de Filosofia

Sociedade Portuguesa de Filosofia
Avenida da República, 45 - 3° Esq.
1050-187 Lisboa
E-mail: spfil@spfil.pt
Web: http://spfil.pt/ 
Telefone: 21 099 97 17

 
ESCLARECIMENTO
Em edições anteriores a SPF premiou ensaios inéditos com o formato de artigo de investigação em resposta a uma pergunta. Na presente edição a SPF inicia a atribuição do prémio a ensaios publicados em livro e como livro. Para o prémio de 2019 (assim como para os prémios a atribuir nos anos ímpar) devem ser apresentados livros autónomos (e não artigos, ou capítulos, ou verbetes publicados em obras colectivas). Por essa razão se menciona que os ensaios, em língua portuguesa, devem ter o seu próprio ISBN e Depósito Legal de primeira edição em Portugal em 2018 ou 2019 (não podendo ser traduções, nem reedições, nem trabalhos de publicação póstuma).
SPF, 10 de junho de 2020.
 
 
 

11ª Edição - 2018

1. A Sociedade Portuguesa de Filosofia (SPF) anuncia a 11ª edição do Prémio de Ensaio Filosófico SPF – 2018, uma iniciativa que conta com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Revista Portuguesa de Filosofia, e à qual outras instituições poderão associar-se, ao abrigo de protocolos especialmente celebrados para o efeito.

2. Os ensaios concorrentes ao Prémio de Ensaio Filosófico 2018 devem responder à pergunta: “É o livre arbítrio compatível com o determinismo?"

3. O júri do Prémio é constituído por:

  • José Meirinhos (U. Porto) – Presidente
  • António Lopes (Centro de Filosofia - Lancog, U. Lisboa) – Secretário
  • André Barata (U. Beira Interior, Covilhã)
  • Alexandra Abranches (U. Minho, Braga)
  • Álvaro Balsas (U. Católica, Braga)
  • Diogo Falcão Ferrer (U. de Coimbra)
  • Fernanda Henriques (U. de Évora)
  • Paolo Stenillo (IFilNova – U. Nova de Lisboa)
  • Paula Oliveira e Silva (U. do Porto)
  • Susana Cadilha (IFilNova – U. Nova de Lisboa)
  • Ricardo Santos (U. de Lisboa)
  • Rui Sampaio da Silva (U. dos Açores)


4. Os ensaios apresentados a concurso devem obedecer ao disposto nos artigos 4º e 5º do Regulamento, nomeadamente: a) serem textos originais com resposta ou discussão da pergunta indicada acima; b) serem de autoria individual ou ter no máximo 3 autores; c) estarem redigidos em língua portuguesa; d) ter no máximo 10.000 palavras; e) incluírem título, seguido de um resumo até 300 palavras e seguirem as normas da Revista Portuguesa de Filosofia http://www.rpf.pt/images/pdfs/nbc.pdf; f) serem apresentados para avaliação anónima, sem qualquer identificação do(s) autor(es), sem agradecimentos, sem autocitações identificadas, etc.; g) serem enviados por correio eletrónico em ficheiro anexo numa mensagem de candidatura, com identificação completa, dirigida ao Presidente da SPF, para o endereço spffilosofia@gmail.com e intitulada “Prémio de Ensaio SPF 2018”.

5. Prazos:

a) O período de envio de candidaturas encerra às 23h59m (TMG) de 31 de dezembro de 2018.

b) A avaliação das candidaturas e a publicitação do resultado decorrem até 31 de maio de 2019. *

c) O prémio será entregue em sessão pública, em data a indicar.

6. O prémio é constituído por (a) um valor pecuniário (2.000€), atribuído ao(s) autor(es) do ensaio vencedor, e por (b) a publicação do ensaio premiado na Revista Portuguesa de Filosofia, ao abrigo dos protocolos celebrados pela SPF com a FCT e a RPF.

7. O Regulamento integral do Prémio está disponível nesta página, imediatamente abaixo.

8. Os casos omissos no Regulamento e neste Anúncio serão resolvidos pela direção da SPF, ouvido o júri.
Lisboa, 30 de julho de 2018

O Presidente da Sociedade Portuguesa de Filosofia
José Meirinhos

* Adenda a 1 junho de 2019: dado o procedimento de avaliação ter necessitado de mais tempo, o anúncio do resultado está previsto para o dia 30 de junho de 2019.

 


ADITAMENTO AO ANÚNCIO DO PRÉMIO DE ENSAIO DA SPF 2018

Encerrado o período de candidaturas ao Prémio de Ensaio da Sociedade Portuguesa de Filosofia – 2018, e para assegurar a independência do júri quanto a conflitos de interesses, nomeio o Prof. Doutor André Barata presidente do júri da presente edição do Prémio, que passa a ter a seguinte constituição:

  • André Barata (U. Beira Interior, Covilhã) – Presidente
  • António Lopes (Centro de Filosofia - Lancog, U. Lisboa) – Secretário
  • Alexandra Abranches (U. Minho, Braga)
  • Álvaro Balsas (U. Católica, Braga)
  • Diogo Falcão Ferrer (U. de Coimbra)
  • Fernanda Henriques (U. de Évora)
  • Paolo Stellino (IFilNova – U. Nova de Lisboa)
  • Paula Oliveira e Silva (U. do Porto)
  • Susana Cadilha (IFilNova – U. Nova de Lisboa)
  • Ricardo Santos (U. de Lisboa)
  • Rui Sampaio da Silva (U. dos Açores)

Lisboa, 9 de fevereiro de 2019

O Presidente da Sociedade Portuguesa de Filosofia
José Meirinhos
 


 

11º PRÉMIO DE ENSAIO DA SPF: ANÚNCIO DO RESULTADO

 

A Sociedade Portuguesa de Filosofia tem o gosto de anunciar que o júri da 11ª edição do prémio de Ensaio da SPF 2018, mantendo um rigoroso anonimato na apreciação dos 13 trabalhos admitidos a concurso, decidiu atribuir o prémio da presente edição, dedicada à pergunta “É o livre arbítrio compatível com o determinismo?”, ao ensaio "(β) não dá base ao incompatibilismo entre determinismo e livre-arbítrio", da autoria de Domingos José Matos Sousa Faria , Doutorado pela Universidade de Lisboa e investigador no Centro de Filosofia da mesma universidade.

Nesse ensaio, o autor analisa o argumento mais influente a favor do incompatibilismo entre o determinismo e o livre- arbítrio, o “argumento da consequência”, que é bem-sucedido só se a regra (β) for válida, apresentando razões para abandonar essa regra que, consequentemente não servirá de base para o incompatibilismo. É formulado um contraexemplo a (β) baseado no princípio da aglomeração, e são analisadas possíveis formas de escapar ao contraexemplo (reinterpretando o operador N P ou reformulando (β). O autor defende que a primeira estratégia falha, dado que numa leitura, a regra implicará o fatalismo, e noutra, será inválida. Além disso, sustenta que a reformulação de (β) padece de problemas semelhantes aos que afetam a regra original. Por fim, discute outra consequência indesejável da regra (β) ou similares, dado que permitem construir um argumento a favor da incompatibilidade entre indeterminismo elevando a um inconveniente ceticismo sobre o livre-arbítrio.

A SPF felicita o vencedor, endereçando também um agradecimento especial e caloroso a todas/os as/os que quiseram participar nesta edição enviando-nos os seus ensaios.

O Prémio de Ensaio Filosófico SPF  é uma iniciativa anual que conta com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Revista Portuguesa de Filosofia.

A SPF agradece o trabalho exemplar e rigoroso realizado pelo júri desta edição, cujos trabalhos foram presididos pelo filósofo André Barata, integrando as/os filósofas/os Alexandra Lafaia Abranches, Álvaro Balsas, Diogo Falcão Ferrer, Maria Fernanda Henriques, Paolo Stellino, Paula Oliveira e Silva, Ricardo Santos, Rui Sampaio da Silva e Susana Cadilha, secretariados por António Lopes, da SPF.

A Sociedade Portuguesa de Filosofia anunciará em breve a edição de 2019 do Prémio de Ensaio, a 12ª.