O júri do Prémio de Ensaio SPF de 2019 decidiu por unanimidade atribuir o prémio, no valor de 3.000€, ao ensaio Rendimento básico incondicional. Uma defesa da liberdade, da autoria de Roberto Merrill, Sara Bizarro, Gonçalo Marcelo e Jorge Pinto (Ed. 70, Lisboa 2019).
Na sua decisão, o júri sublinhou que a obra fundamenta a criação de um rendimento básico incondicional dentro da tradição filosófica da liberdade política e individual, visando a promoção de igualdade de oportunidades para todos os cidadãos. Em defesa da proposta são analisadas diversas experiências locais e como será possível generalizá-las e universalizá-las, visando o combate a situações de urgência global, por exemplo no domínio ambiental e de acesso a condições de vida digna. A natureza polémica da proposta é devidamente sublinhada pelos autores com a discussão dos múltiplos argumentos a favor e contra, nos planos social e da teoria económica.
O júri decidiu, também por unanimidade, atribuir uma menção honrosa ao ensaio do filósofo Henrique Jales Ribeiro intitulado Filosofias nacionais, transnacionais e tradições filosóficas no século XXI (Ed. Esgotadas, Lisboa 2019). Neste ensaio o autor trata com originalidade a questão da existência de filosofias nacionais, propondo a sua taxonomia e analisando o caso das tradições filosóficas nacionais globalizadas em filosofias transnacionais. E defende que a questão das filosofias nacionais, apesar de silenciada, será uma questão central na filosofia do século XXI.
Ao atribuir o prémio e a menção honrosa a estes dois ensaios, a Sociedade Portuguesa de Filosofia pretende sublinhar a sua importância para o debate público filosoficamente informado.
Nesta edição o júri avaliou livros de ensaio inéditos publicados em língua portuguesa e em Portugal nos anos de 2018 e 2019, candidatados por autores ou editores. Em breve a SPF abrirá as candidaturas para o Prémio de Ensaio de Filosofia de 2021, que contemplará obras publicadas em livro em 2020 e 2021.
Desde a sua criação, o Prémio de Ensaio da Sociedade Portuguesa Filosofia é atribuído com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, entidade pública à qual agradecemos este apoio ao desenvolvimento dos estudos filosóficos em Portugal.
Lisboa, 20 de julho de 2021.
O júri do Prémio de Ensaio da SPF 2019:
Aires Almeida
António Lopes (secretário)
João Constâncio
José Meirinhos (presidente)
Magda Costa Carvalho