Os atuais órgãos diretivos da Sociedade Portuguesa de Filosofia, em funções desde 2017, apresentam esta candidatura para um segundo e último mandato. A experiência e conhecimento adquiridos permitem-nos avançar com iniciativas que visam consolidar e alargar a atividade da SPF onde a sua presença continua a ser imprescindível.
Em caso de reeleição, a direção da SPF compromete-se a continuar a empreender e apoiar as iniciativas que contribuam para fortalecer a qualidade do ensino (em todos os níveis) e da investigação em Filosofia e da intervenção dos filósofos nas instituições e na nossa sociedade. Propomo-nos realizar, com a participação dos sócios, um conjunto de iniciativas que renovam ou prolongam atividades em curso, nas seguintes cinco áreas de ação principais:
1. Organizar em anos alternados o Encontro Nacional de Professores de Filosofia e o Congresso Português de Filosofia:
2. Preparação da co-organização do VIº Congresso Ibero-Americano de Filosofia, em 2023, na Universidade do Porto.
3. Edição anual do Prémio de Ensaio Filosófico (2019, 2020, 2021), estudando a possibilidade de alterar o seu perfil para premiar e dar visibilidade a ensaios publicados no ano precedente.
4. Manter o diálogo com o Ministério da Educação sobre todas as matérias relacionadas com o ensino da Filosofia no Ensino Secundário, assim como com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre o ensino universitário e a investigação em Filosofia, em particular:
5. Incentivar e dinamizar o diálogo e colaboração entre departamentos de Filosofia e entre unidades de investigação da área da Filosofia.
6. Criar um Boletim informativo periódico, para publicação em linha, com uma equipa redatorial independente, para apresentação e discussão da atualidade filosófica, atividades dos sócios, projetos, publicações, etc.
7. Prosseguir a renovação do site da SPF, incluindo informação sobre:
8. Manter a LEKTON enquanto lista de difusão aberta à comunidade filosófica.
9. Colaborar com as associações filosóficas nacionais em iniciativas comuns.
10. Prosseguir a associação à Fédération Internationale des Sociétés de Philosophie (FISP) e a colaboração internacional preferencial com a Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia do Brasil (ANPOF), com a Red Española de Filosofia (REF) e com a Red Iberoamericana de Filosofía (RIF).
11. Apoiar ativamente as Olímpiadas Nacionais de Filosofia e suas extensões internacionais.
12. Instituir e apoiar o funcionamento dos dois centros temáticos já aprovados “Filosofia para Crianças e Jovens” e “Filosofia e Género”.
13. Alargar a possibilidade de criação de novos centros temáticos, contribuindo para o desenvolvimento de atividades que não disponham de outro suporte institucional.
14. Aumentar o número de sócios e o número dos que se envolvem em atividades da SPF.
15. Informar regularmente os sócios sobre a situação da sua afiliação e quotas.
16. Manter a sede da SPF em funcionamento e aberta aos sócios.
17. Manter a auto sustentabilidade e a saudável situação financeira em que a SPF se encontra.