O Centro de Filosofia para Crianças (CFpC) constitui-se como plataforma de encontro e divulgação de teorias e práticas diversas ocupadas com o pensar em diálogo com crianças.
O Centro, ao expandir a vocação comunicacional da filosofia mediante a inclusão de crianças, introduz uma formulação diferente da iniciação ao exercício filosófico e ao modo filosófico de construir esse exercício.
Reconhece-se o pioneirismo de Matthew Lipman na organização de sessões que convocam as crianças quer para sondarem, no espaço comum do diálogo, as perguntas emergentes das suas vivências, tecidas entre o real e o imaginário, quer para dar lugar à escuta, à identidade da voz, à compreensão e aos horizontes da acção. Em Portugal, na segunda metade dos anos oitenta do século passado, começou-se a receber formação em Filosofia para Crianças e a iniciar o programa lipmaneano de matriz filosófico-educativa. De momento, são muitas as trajetórias, avulsas, matizadas por várias linhas de influência e diferentemente dinamizadas. O Centro propõe acolher a diversidade das trajetórias, com as suas sustentabilidades e os seus sentidos, bem como propõe atividades que permitam o eclodir de caminhos, a modulação interdisciplinar com várias áreas da filosofia, a interface com os programas escolares e os desafios filosófico-educativos da contemporaneidade.
A difusão global de Filosofia para Crianças tem motivado a criação de vários centros dedicados a esta área que se mantêm em interligação, desenvolvendo projetos distintos e investindo em experiências multifacetadas. O Centro não se exclui da comunicação em rede. Pelo contrário, acompanha, reflete e perspetiva contribuições na convicção de ser irrenunciável a responsabilidade da filosofia para com o exercício inicial de cuidar da ocupação do pensar.
Para partilhar ou obter mais informações, po favor envie um email para o nosso endereço cfcjovens@spfil.pt.
Nas décadas de 1980-90 o Centro de Filosofia para Crianças da SPF teve uma importante atividade, dinamizado por Zaza Carneiro de Moura. O novo Centro de Filosofia para Crianças e Jovens teve início formal a 1 de janeiro de 2020.
– Congregar pessoas e projetos inscritos na área de Filosofia para Crianças, em Portugal;
– Disponibilizar informação sobre actividades de FpC realizadas e em realização, em Portugal, e sobre os textos publicados;
– Organizar cursos de formação (seminários e workshops) e encontros nacionais e internacionais.
– Conectar redes internacionais e estabelecer relações de parceria, de ordem experimental e investigativa, tornando acessíveis os resultados.
Teresa Santos (Departamento de Filosofia, Universidade de Évora) — Coordenadora
Dina Mendonça (IFILNOVA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas NOVA, FCSH, UNL)
Magda Costa Carvalho (NICA, Universidade dos Açores (UAc)
Maria Gabriela Couto Teves de Azevedo e Castro (Universidade dos Açores (UAc)
Celeste Machado (Diretora Pedagógica do Colégio D. José I - Aveiro)
. Joana Rita Sousa (Coordenadora do Projeto “FilocriatiVIDAde)