LISTA REELEITA para os ÓRGÃOS SOCIAIS para o BIÉNIO 2017-2019

ÓRGÃOS SOCIAIS/ BIÉNIO 2019-2021  

Em eleições realizadas em Assembleia Geral da SPF que decorreu em Lisboa a 2 de julho de 2019, para o mandato de 2019-2021 foi eleita a Lista A, com a seguinte composição:

Direção

José Meirinhos (Presidente)

Aires Almeida (Vogal)

António Lopes (Tesoureiro) – secretariado permanente da SPF 

João Constâncio (Vogal)

Magda Costa Carvalho (Secretária)

 

Mesa da Assembleia Geral

João Cardoso Rosas (Presidente)

Ricardo Santos (Vice-Presidente)

Faustino Vaz (Secretário)

 

Conselho Fiscal

André Barata (Presidente)

Maria da Conceição Almeida Moreira (Secretária)

Álvaro Manuel Rodrigues Balsas (Relator)

 

A composição do Conselho Científico (10 membros) será anunciada após a eleição da Direção.

Porto, 18 de junho de 2019.

 

PROGRAMA

 

Os atuais órgãos diretivos da Sociedade Portuguesa de Filosofia, em funções desde 2017, apresentam esta candidatura para um segundo e último mandato. A experiência e conhecimento adquiridos permitem-nos avançar com iniciativas que visam consolidar e alargar a atividade da SPF onde a sua presença continua a ser imprescindível.

Em caso de reeleição, a direção da SPF compromete-se a continuar a empreender e apoiar as iniciativas que contribuam para fortalecer a qualidade do ensino (em todos os níveis) e da investigação em Filosofia e da intervenção dos filósofos nas instituições e na nossa sociedade. Propomo-nos realizar, com a participação dos sócios, um conjunto de iniciativas que renovam ou prolongam atividades em curso, nas seguintes cinco áreas de ação principais:

Congresso, encontros e prémio da SPF

1. Organizar em anos alternados o Encontro Nacional de Professores de Filosofia e o Congresso Português de Filosofia:

  1. 14º Encontro Nacional de Professores de Filosofia em setembro de 2019, em colaboração com a Sociedade de Professores de Filosofia, aberto a todos os professores de Filosofia, para discutir as aprendizagens essenciais em Filosofia (10º e 11º anos) e outras questões relacionadas com o ensino da Filosofia;
  2. 4º Congresso Internacional da SPF, a 10 e 11 de setembro de 2020 na Universidade do Minho, Braga, mantendo seu perfil aberto e orientado para a apresentação e discussão de trabalho de investigação em curso.
  3. 15º Encontro Nacional de Professores de Filosofia em 2021.

2. Preparação da co-organização do VIº Congresso Ibero-Americano de Filosofia, em 2023, na Universidade do Porto.

3. Edição anual do Prémio de Ensaio Filosófico (2019, 2020, 2021), estudando a possibilidade de alterar o seu perfil para premiar e dar visibilidade a ensaios publicados no ano precedente.

Ensino e investigação

4. Manter o diálogo com o Ministério da Educação sobre todas as matérias relacionadas com o ensino da Filosofia no Ensino Secundário, assim como com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre o ensino universitário e a investigação em Filosofia, em particular:

  1. Organizar ao longo de 2019 e 2020, num formato descentralizado e distribuído por várias cidades do país e em colaboração com a Associação de Professores de Filosofia, encontros para discussão e melhoria do ensino de Filosofia no Ensino Secundário;
  2. Acompanhamento do processo em curso de lecionação de aprendizagens essenciais em de Filosofia no Ensino Secundário (ME);
  3. Acompanhamento dos processos de avaliação da investigação em Filosofia (MCTES / FCT), em defesa da qualidade do trabalho realizado e de um processo de avaliação adequado à área científica, justo, rigoroso e transparente.

5. Incentivar e dinamizar o diálogo e colaboração entre departamentos de Filosofia e entre unidades de investigação da área da Filosofia.

Informação

6. Criar um Boletim informativo periódico, para publicação em linha, com uma equipa redatorial independente, para apresentação e discussão da atualidade filosófica, atividades dos sócios, projetos, publicações, etc.

7. Prosseguir a renovação do site da SPF, incluindo informação sobre:

  1. atividades em curso,
  2. recursos e informações de interesse para os sócios da SPF.

8. Manter a LEKTON enquanto lista de difusão aberta à comunidade filosófica.

Cooperação inter-institucional

9. Colaborar com as associações filosóficas nacionais em iniciativas comuns.

10. Prosseguir a associação à Fédération Internationale des Sociétés de Philosophie (FISP) e a colaboração internacional preferencial com a Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia do Brasil (ANPOF), com a Red Española de Filosofia (REF) e com a Red Iberoamericana de Filosofía (RIF).

11. Apoiar ativamente as Olímpiadas Nacionais de Filosofia e suas extensões internacionais.

Organização interna

12. Instituir e apoiar o funcionamento dos dois centros temáticos já aprovados “Filosofia para Crianças e Jovens” e “Filosofia e Género”.

13. Alargar a possibilidade de criação de novos centros temáticos, contribuindo para o desenvolvimento de atividades que não disponham de outro suporte institucional.

14. Aumentar o número de sócios e o número dos que se envolvem em atividades da SPF.

15. Informar regularmente os sócios sobre a situação da sua afiliação e quotas.

16. Manter a sede da SPF em funcionamento e aberta aos sócios.

17. Manter a auto sustentabilidade e a saudável situação financeira em que a SPF se encontra.

 
 

Publicado/editado: 06/07/2019