Encontro Nacional de Professores de Filosofia |

06/09/2019 a 06/09/2019 Santarém SPF e APF

ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE FILOSOFIA
"FILOSOFAR COM AS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS"

6 de setembro de 2019 |  Santarém - Escola Secundária Doutor Ginestal Machado

A filosofia é uma área do conhecimento que lida com problemas em aberto e que, por isso, exige uma constante atenção a novos argumentos, ideias e abordagens. Esta exigência é ainda maior para quem, como os professores, tem a responsabilidade de ensinar a filosofar, uma vez que aos problemas da própria disciplina se acrescentam os problemas didáticos inerentes ao seu ensino. É precisamente a pensar na tarefa e nas necessidades de quem ensina a filosofar que a Associação de Professores de Filosofia e a Sociedade Portuguesa de Filosofia juntaram de novo os seus esforços na organização do Encontro Nacional de Professores de Filosofia de 2019.

O principal objetivo deste encontro foi promover ativamente a partilha de ideias filosóficas e o debate construtivo de propostas didáticas, que se torna ainda mais justificado numa altura em que as Aprendizagens Essenciais da disciplina de Filosofia estão a ser implementadas em todas as escolas do país, requerendo novos ajustamentos e articulações, tanto no plano filosófico como no plano didático-pedagógico. Assim, o tema geral do encontro, Filosofar com as Aprendizagens Essenciais, visa precisamente tornar claro esse intuito de apetrechar melhor os professores de Filosofia para enfrentarem tais exigências nas suas práticas letivas concretas.

No sentido de satisfazer esse objetivo, foram apresentados dois tipos de comunicações: por um lado, comunicações de caráter essencialmente científico sobre temas contemplados nas Aprendizagens Essenciais, proferidas por filósofos e académicos reconhecidos nas respetivas áreas; por outro lado, propostas didáticas, por professores e divulgadores experientes, sobre os núcleos temáticos das Aprendizagens Essenciais que mais têm preocupado os professores, como a lógica, a filosofia da religião e a filosofia da arte, mas também sobre os chamados temas-problemas do mundo contemporâneo.

PROGRAMA:

09h00  Receção dos participantes

09h30  Abertura dos trabalhos

10h00  Julian Baggini

           “Did your brain make you do it?” Saving free will from neuroscience

           ("Foi o teu cérebro que te levou a fazê-lo?" Salvar o livre arbítrio da neurociência)

10h50  Intervalo

11h10  Carlos Pires e Sara Raposo

             Um diálogo filosófico na sala de aula: a favor e contra a existência de   Deus

11h50  Paula Gabellieri

              A teoria expressivista da arte: uma proposta de lecionação

12h30  Almoço

14h30  João Rosas

              Conceptualizar a justiça

15h20  Teresa Cristóvão

               Filosofar com falácias?

16h00  Intervalo

16h20  Tomás Carneiro

               Filosofia, democracia e Internet

17h00  Sofia Miguens

               Uma leitura da filosofia contemporânea

17h50  Palavra de encerramento


mais informações

Editado/publicado: 11/09/2019